Como montar empresa de animação e eventos infantis

As empresas de animação e eventos infantis são aquelas contratadas por pais atarefados para que façam o serviço de organizar as festinhas das crianças, seja de aniversário, festas juninas particulares, festas de páscoa, fim de ano, festinhas para grupinho de amigos, enfim, são diversas as buscas por organização de festas destinadas ao público infantil. Esse tipo de empreendimento atualmente é bastante vantajoso, pois permite um leque de possibilidades muito grande, permitindo aos empreendedores soltar a criatividade ao mesmo tempo que corresponde com as demandas.

Como montar empresa de animação e eventos infantis

Sonho de Pais e Filhos

Para ter uma empresa nesse ramo é necessário, dentre outras coisas que serão listadas a seguir, estar por dentro das novidades do mundo infantil, ter conhecimento dos personagens de filmes que estão fazendo sucesso, dos cantores atraentes às crianças, dos desenhos animados do momento, além de conhecer os grandes clássicos que por mais ultrapassados que pareçam, ainda fazem a cabeça de muitas crianças e muitos pais.

Vale lembrar que muitas vezes as festinhas infantis são mais sonhadas pelos pais que pelas próprias crianças, tendo em mente que o maior desejo dos pais é poder realizar os sonhos dos filhos, o que permite outra vantagem a quem pretende seguir pelo ramo de animações de festas: quanto maior a renda da família, mais dispostos estão a pagar pelos serviços de animadores para superar as expectativas dos filhos e dos convidados.

Não somente as famílias mais abastadas como também famílias de baixa renda estão dispostas a pagar por esse tipo de serviço, o que possibilita a você, que pretende começar com um negócio pequeno, a lucrar. Sendo assim, você deverá ter em mente o porte de sua empresa, se será um negócio grande ou uma microempresa, isso irá influenciar também no valor a ser pago pelo serviço.

Cuidado com a concorrência!

Um impasse para quem deseja abrir um negócio animando festas infantis é a concorrência, pois você não é o único a ter tido uma ideia como essa, pelo contrário, são muitos os que vêm investindo nesse tipo de negócio. Mas então como destacar-se em meio a tantas outras opções de contratação? Para isso alguns cuidados devem ser tomados, e há sempre algumas dicas que levarão sua empresa a ser escolhida numa contratação.

O primeiro cuidado a ser tomado é o local onde irá se localizar o imóvel, você deve ficar atento à quantidade de empresas como a sua que já funcionam naquele local, pois abrir um negócio num lugar onde já está saturado aumentará e muito a concorrência, sem contar que empresas antigas, em sua maioria, já possuem clientes fixos, e provavelmente serão as pessoas que moram nas proximidades, sendo assim você já estaria perdendo uma grande clientela. Busque instalar-se em locais onde seu serviço é escasso!

Local de Recepção e Realização do Evento

Esse local deverá ser agradável e não precisará ser muito grande, cerca de 60 metros quadrados é suficiente, pois os eventos não serão realizados nesse local, esse local servirá para guardar equipamentos que serão utilizados durante as animações, tal como as fantasias e objetos de decoração, além de servir como um escritório onde você receberá seus clientes, poderá mostrar os artigos disponíveis, mostrar seus preços e combinar outras coisas necessárias. Esse local deve ser, preferencialmente, alegre, colorido e enfeitado com personagens infantis para que seus clientes possam ir sentindo o clima de seus serviços. Esses serviços deverão ser prestados em casas de eventos que serão alugadas pelo cliente, caso seja possível, é interessante que a própria empresa tenha uma casa de eventos para alugar, aumentando assim o lucro.

Conheça também o Como Abrir uma Agencia de Casamento, vale a leitura.

Personalidades e Recreações Indispensáveis

Toda empresa de animações e eventos infantis devem contar com personalidades características desses eventos, que são sempre veneradas pelas crianças, como palhaços, mágicos, malabaristas, maquiadores, atores, fantoches, balões artísticos, além de brinquedos que possam divertir as crianças como cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula, tobogã, jogos eletrônicos. São válidas também atividades que envolvam todas as crianças como gincanas, competições, karaokê, danças, entre outras coisas que possam promover a interatividade. Os profissionais que irão promover essas atividades devem ser pacientes, bem humorados, capacitados para lidar com imprevistos e para lidar com os mais diversos tipos de crianças. As atividades são muitas e exigem alto custo, portanto é necessário selecionar as atividades que melhor se encaixam com o perfil de sua empresa para poupar gastos desnecessários.

Investimento

Com isso, mais os documentos necessários para o pertence da empresa você deverá desembolsar uma média de R$ 20.000,00; além dos custos mensais com água, luz, impostos, aluguel, propaganda, reposição de materiais e outros que ficará em torno de R$ 7.000,00. Tudo isso deve ser muito bem planejado com o auxilio de profissionais da área.

Como montar empresa de animação e eventos infantis

Evitando Prejuízos

Para evitar prejuízos deve-se sempre estar atento às questões financeiras, manter o controle de compras e estoque, não cair em propostas milagrosas que podem gerar arrependimento, ter sempre uma quantia de dinheiro imobilizada no caixa para não ter problemas durantes os picos e quedas de entrada de dinheiro, ter controle sobre as vendas, controle sobre a estocagem, controle sobre contas a pagar e contas a receber, manter contato com bancos confiáveis, escritórios de contabilidade, profissionais competentes na área de recursos humanos, controle de contratos, entregar tudo dentro do prazo e da forma como foi combinado. Para que essas questões sejam facilitadas é importante a automação de todas as atividades, através de programas que irão deixar todas essas informações arquivadas no computador.

Dicas

Outras dicas para que seu negócio funcione e atraia clientes é investir em atividades inovadoras criadas por você e sua equipe de profissionais, possuir personagens com habilidades múltiplas, fazer promoções, distribuir lembrancinhas, abrir espaço para o cliente dar sugestões, distribuir cartões e panfletos, possuir uma página na internet e nas redes sociais com fotos de eventos realizados, para que possíveis clientes tenham maior conhecimento do seu trabalho. Não se esqueça de participar de cursos e palestras sobre sua área de atuação, buscando inovar-se e estar sempre por dentro das últimas novidades. Para esclarecer dúvidas ou deixar sugestões, escreva um comentário.

Leave a Reply