Como montar e abrir um estúdio de Ioga

Originário da Índia, não sabemos ao certo qual a finalidade do Ioga, se é uma filosofia de vida, mentalidade ou esporte. Mas, o que sabemos é que este “esporte” é extremamente buscado em estúdios, principalmente pelas mulheres, que se preocupam mais com a boa forma e relaxamento da mente.

Como montar e abrir um estúdio de IogaComo montar e abrir um estúdio de Ioga
Através dos mantras, é possível relaxar a mente, entrar em um estado de passividade e, ainda, com os alongamentos praticados, perder calorias e ganhar maior flexibilidade. Por conta de tantos benefícios que essa pratica oferece e pela sua grande procura, que tal investir em um estúdio de Ioga? Essa pode ser uma excelente forma de lucros para você!

Mas, abrir um negócio pode ser muito mais difícil que parece e, por isso, planejamento não poderia faltar. Se você está aqui é porque possui dúvidas de como montar e abrir um estúdio de Ioga, pensando nisso, o Gera Negócios reuniu algumas dicas que poderá te ajudar a encontrar uma luz no fim do túnel, ou seja, os primeiros quesitos que você precisa pensar ao abrir um empreendimento. Confira logo a seguir!

Benefícios de abrir um estúdio de Ioga

Como já dissemos acima, o mercado do estúdio de Ioga é grande e, por isso, vale o investimento. Mas, a vantagem maior de montar um estúdio de Ioga é outra: investimento baixo!
Se você tem o sonho de montar um próprio negócio, mas não possui orçamento suficiente, a boa notícia é que um estúdio de Ioga não exige tanto capital de investimento no início, pois as despesas são básicas e poucas. Além disso, por possuir muita demanda, você conseguirá em pouco tempo uma boa cartela de clientes e, com isso, uma excelente lucratividade.

Leia também: Como  abrir uma loja de produtos naturais 

Melhor local para montar um estúdio de Ioga

Uma das questões mais importantes que devem ser analisadas durante o planejamento da montagem do seu estúdio de Ioga é em relação à localização. Diferente do que muitos empreendedores pensam, a localização influencia, e muito, no sucesso ou fracasso de uma empresa. Afinal, como é que você vai vender, prestar serviços ou oferecer uma aula, se a sua demanda não te encontrar?

Ao escolher o melhor local para montar um estúdio de Ioga, pense que este é um comércio que se sustenta do hobby do seu público-alvo, ou seja, o acesso precisa ser fácil e o local precisa ser bonito. Pensando nisso, centros comerciais, próximo a edifícios empresariais, ruas com grande movimentação de pessoas durante o dia todo e todos os dias da semana, são excelentes ideias de localização para abrir e montar um estúdio de Ioga.

Próximo a edifícios de luxo, em bairros de classe média e alta, são também ótimas opções para abrir um estúdio de Ioga, pois este público costuma ser mais forte e praticante deste esporte que cuida do corpo e da mente. O comodismo, por não precisar se descolocar tanto, é um outro motivo que você também pode usar para abrir o seu estúdio nesses locais.

Estrutura para abrir e montar um estúdio de Ioga

Uma das grades vantagens de abrir um estúdio de Ioga é que o investimento inicial é muito baixo, já que o que será necessário é um espaço amplo, tapetes e os alunos, podendo ser feito até ao ar livre.
O melhor é que você alugue um salão (ou compre) que tenha espaço suficiente para cerca de 30 alunos, pois é nessa faixa que começam as turmas de Ioga.

Além disso, banheiros femininos e masculinos também serão necessários, como uma escola qualquer de esportes tem. Investir em, ao menos, 50 tapetes próprios para a atividade física também é importante, deixando mais ou menos 20 de reserva. Fora isso, também será preciso um mini system básico para colocar o som das aulas. Não é necessário um sistema de som melhor do que esse, já que será o silêncio o qual deverá reinar durante a maior parte das aulas.

A iluminação natural do dia é muito importante em um estúdio de Ioga, pois ajuda a mente a relaxar e deixa o ar mais gostoso. Para mantê-la, você pode investir em bastantes janelas, portas de vidro e tetos solares
Outros detalhes, como armários com espaços individuais e cadeado também são cômodos para seus clientes deixarem os pertences em segurança, lembrando que este é um grande diferencial. Chuveiros e bebedouros também podem fazer parte da estrutura do estúdio de Ioga.

Investimento para abrir e montar um estúdio de Ioga

Depois de tudo o que falamos que será preciso no item anterior, embora sejam poucos e simples itens, você terá que ter um orçamento de cerca de R$15 mil reais para abrir o seu estúdio de Ioga. Mas, esse valor pode ser diminuído drasticamente caso você encontre um salão para alugar que não precise de muitos reparos, principalmente relacionados a iluminação e piso, neste último caso, que não deve ser em cerâmica ou qualquer outro tipo liso, pois desliza o tapete.

Fora isso, ainda é recomendado que você tenha um caixa de cerca de R$5 mil reais para dar conta das primeiras despesas do seu empreendimento, como gastos com funcionários, água, telefone e energia, enquanto os lucros não aparecem.

No entanto, a boa notícia é que ao montar um estúdio de Ioga, com cerca de 30 alunos, em pouco tempo você terá o seu retorno sobre o investimento feito inicialmente.

Como montar e abrir um estúdio de Ioga

Funcionários necessários para um estúdio de Ioga

Se você for quem dará as aulas no estúdio de Ioga, é importante que tenha mais uma pessoa para ficar no caixa e atendimento do seu empreendimento. Além disso, contratar uma pessoa para a limpeza geral do ambiente também é importante, sendo que quanto mais turnos você tiver, mais dos serviços de limpeza você precisará.

Vale a pena montar um estúdio de Ioga?

Se você está aqui se perguntando como montar e abrir um estúdio de Ioga é porque realmente gosta desse nicho e possui o desejo de empreender, ou seja, aqui já há dois excelentes motivos que valem a pena dar vida a sua ideia de negócio. Outros motivos que fazem valer a pena o investimento nesta ideia é como já falamos anteriormente, os estúdios de Ioga possuem mercado e retorno garantido.

Leave a Reply