Como legalizar um salão de beleza

Abrir um negócio requer muitas coisas para que o empreendimento possa funcionar sem maiores problemas, não importa o porte da empresa, pois, todos precisam ser legalizados.
O salão de beleza é um negócio que dá muitos lucros, pois, as mulheres e também os homens estão cada vez mais vaidosos e não abrem mão de cuidar dos cabelos, pele, maquiagem e tudo mais.
Para as pessoas que estão pensando em abrir um salão de beleza, é fundamental saberem que o negócio precisa ser legalizado para poder trabalhar em paz.

Como legalizar um salão de beleza

Como legalizar um salão de beleza

Para legalizar um salão de beleza é necessário tomar várias providências que embora levem tempo, quando estiver tudo ajeitado, valerá muito a pena. São elas:
Contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

Junta comercial;

Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

Secretaria Estadual de Fazenda;

Prefeitura Municipal, para conseguir o alvará de funcionamento;

Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra;

Caixa Econômica Federal para se cadastrar no sistema “Conectividade Social – INSS/ FGTS”;

Corpo de Bombeiros.

Quer montar  seu salão de beleza para Homens ? Descubra COMO MONTAR UM SALÃO DE BELEZA MASCULINO

Fiscalização dos salões de beleza

O empreendedor deve observar com cuidado o limite de atuação de um salão de beleza ou um centro de estética, pois, cada um tem as suas exigências de legalização.
Os salões de beleza são fiscalizados pelas secretarias municipais de saúde, em geral as fiscalizações são muito rigorosas, por causa dos riscos que esses estabelecimentos oferecem para seus clientes. As vigilâncias são mais rigorosas no uso de toalhas descartáveis, a utilização correta de cera de depilação, limpeza e adequação do ambiente físico, higiene do local, uso de substâncias que podem oferecer riscos aos clientes, como o formol e esterilização de utensílios e instrumentos.

Estrutura do salão de beleza

Para que um salão de beleza seja regularizado ele precisa ter no mínimo uma área de 40m2. A estrutura básica de um salão de beleza deve possuir um conjunto de salas ou ambientes delimitados, preparados para cada tipo de serviço ou atendimento são elas:

Recepção – A recepção precisa ter um balcão de atendimento com equipamentos de informática para realizar o cadastro dos clientes e o controle dos serviços oferecidos. Precisa ter telefone para atendimento e contatos variados. O serviço de recepção tem que ser rápido e eficiente encaminhando o cliente para o local onde será feito o serviço. O caixa pode estar na recepção, local de entrada do salão, onde será feito o primeiro e o último contato do cliente.

Sala de espera – Deve oferecer comodidade para os clientes, de preferência, dispor de água, café, revistas atualizadas, jornais, música ambiente e televisão. Deve ficar localizada perto da recepção e com fácil acesso.

Salas de atendimento – Essas salas devem ter tamanho suficiente para acomodar os móveis e equipamentos necessários a cada tipo de serviço.

Banheiros – Devem ficar próximos das salas de atendimento e serem suficientes para o fluxo de pessoas que frequenta o salão de beleza.

Aparência – A aparência do salão deve se comunicar com as clientes, precisa também ser funcional, agradável e vender os serviços e deixar mais forte a imagem do salão.

Piso – O piso do salão de beleza deve ser de material liso, resistente, impermeável, com alta durabilidade e resistência e de fácil manutenção. É importante evitar pisos com frisos e relevo, porque a limpeza deve ser frequente. Paredes e forros pintados com tinta acrílica lavável também facilitam a limpeza. É fundamental aproveitar ao máximo a energia natural.

Equipamentos do salão de beleza

Microcomputador completo;
Telefone;
Impressora;
Bancadas de apoio;
Cadeiras;
Armário para o escritório;
Alarmes;
Espelhos;
Macas;
Balcão para atendimento;
Cadeiras para cortes;
Carrinhos de apoio para materiais do salão;
Mesa de manicure;
Lavatórios para cabelos;
Poltronas de espera para dois lugares;
Ar condicionado
Sistema de som ambiente e outros.
Portanto, se quer abrir um salão de beleza, siga as dicas desse texto e comece a fazer sucesso no ramo da beleza e boa sorte.

Leave a Reply