Buscar por opções de negócios para ganhar uma renda extra no final do mês, ou então, até mesmo focar neste negócio e fazer dele o seu sustento, é importantíssimo nos tempos de crise que estamos vivendo no Brasil. Mas, as opções do mercado estão quase unânimes: necessitam de um alto investimento inicial, exigem uma enorme infraestrutura e mão de obra especializada. Porém, para as empreendedoras que estão iniciando no ramo dos negócios agora e sem muito capital para investir, temos ainda algumas poucas alternativas de bons empreendimentos que dão dinheiro, incluindo a venda de brigadeiros.
Entretanto, quem tem a ideia que ganhar dinheiro vendendo brigadeiros, dificilmente sabe por onde começar, quais os primeiros passos que deve tomar, onde vender o seu produto, e por aí vai. Pensando nestas dúvidas que não tem fim, decidimos elaborar este artigo para dar dicas extremamente úteis para as mulheres, e também homens, que desejam iniciar um próprio negócio na venda de brigadeiros. Não deixe de conferir abaixo!
O segredo para o sucesso do seu Negócio
Um doce típico brasileiro, que passou de um simples docinho servido em aniversários de crianças, para cair no gosto do povo; hoje é uma excelente opção e fonte de renda para diversas pessoas que encontraram uma oportunidade de negócio nesse nicho. E, mesmo que já tenham diversas pessoas que apostaram nesse tipo de empreendimento, ainda há muitos clientes para você atender e ganhar até R$5 mil reais por mês vendendo esses docinhos. Parece muito? Saiba que é possível alcançar essa lucratividade no final de todo mês, porém, para conseguir essa receita, será necessário que você invista no segredo do seu negócio: os ingredientes!
Apesar do brigadeiro ser um doce simples de ser feito, é fundamental que ele seja feito com ingredientes de qualidade e escolhidos a dedo. Embora sejam poucos – manteiga, chocolate ou achocolatado em pó, leite condensado e granulado – existe uma enorme variedade de marcas, e a escolha certa pode influenciar bastante no sabor final do seu doce. Então, nada de tentar economizar escolhendo marcas inferiores. O bom e de qualidade sempre vende mais.
Um grande benefício de escolher o brigadeiro como produto para venda, é a facilidade da produção. Se para um doce mais elaborado, e que talvez você tivesse que vender ao mesmo preço, o tempo para a produção seria maior, com o brigadeiro você passará pouco tempo na cozinha e, também, por ser fácil de vender, passará pouco tempo nas vendas. Até recomeçar novamente.
Aliás, como se faz um brigadeiro? O processo mais simples e também o mais gostoso (irresistível, eu que o diga!) é o do doce tradicional. Para fazê-lo, basta pegar uma panela, coloca-la no fogo juntamente com uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga sem sal e três colheres de achocolatado ou chocolate em pó. Em seguida, é só mexer constantemente e esperar até que o doce desgrude do fundo da panela. Está pronto um brigadeiro delicioso, agora só falta colocar a mão na massa e começar a vender os docinhos para conquistar um bom dinheiro no bolso!
Diversifique!
Além dos brigadeiros tradicionais, seria legal você diversificar o seu negócio e oferecer outras opções de produtos. Fazer brigadeiros gourmet, por exemplo, que estão super em alta e são deliciosos. As opções são várias, brigadeiro de amêndoas, de nozes, de paçoca, de chocolate branco… vai da sua criatividade, gosto da cozinha e conhecimento de ingredientes. Na internet, existem diversos cursos interessantes que ensinam receitas práticas para quem está iniciando nesse novo negócio. Vale a pena dar uma procurada.
Outra dica que vale ressaltar na diversificação dos seus produtos, são os kits. No dia dos namorados, por exemplo, os apaixonados adoram presentear uns aos outros com chocolates e, por isso, aproveitar essa situação para vender kits de chocolate em caixinhas decoradas pode ser um tiro no alvo. Mas também não é necessário se prender apenas a datas comemorativas. Os kits também vendem muito bem o ano todo por serem tentadores aos olhos alheios, o que fará com que você tire um bom dinheiro com a venda deles. A ideia é que você compre caixinhas decoradas e forminhas “fofas” e monte kits de docinhos, variando os tipos de sabores e quantidade (pode ser de 6, 12, 25, etc.). A vantagem dos kits é que você pode vende-los um pouco mais caro e faturar com isso.
Locais para a venda de Brigadeiros
Para conseguir um maior número de clientes e, com isso, uma boa lucratividade no final do mês, é indispensável que você tenha um planejamento de ofertas para fazer. Apenas fazer brigadeiros de manhã e sair à tarde para vender em qualquer lugar, não basta. Você precisa conhecer os locais mais movimentados e que mais possui público para comprar o seu produto. As opções são variadas, vai de você escolher a que melhor se encaixa no seu objetivo de negócio. Confira algumas dicas abaixo de locais para vender brigadeiros, tanto os tradicionais, gourmet e kits.
- Rua
A rua já se tornou um ponto de vendas de alimentos, já que, principalmente em centros movimentados, é difícil alguém passar e não beliscar alguma coisa, principalmente na correria do dia a dia que falta tempo para se alimentar. A vantagem de sair às ruas para vender os seus docinhos, é que você estará indo direto ao encontro dos seus clientes, sem precisar que você se torne reconhecida para depois esperar a vontade da sua clientela de vir até você. Mas, a ideia aqui é encontrar o público correto.
Ir até a frente de escolas, universidades, praças públicas e parques movimentados, por exemplo, são as melhores opções de pontos de venda de brigadeiro. Apenas não se esqueça de manter a aparência decorando da melhor maneira possível os seus doces, assim como os colocando em forminhas bonitas, e em uma cestinha ou caixinha de papelão decorada. Vai vender muito!
- Trabalho sob encomenda
Se você quer fazer da venda de brigadeiros muito mais do que uma simples renda extra no final do mês, então você, necessariamente, PRECISA trabalhar sob encomenda. Isso é excelente, não só porque você terá menos trabalho de encontrar a sua clientela nas ruas, como também porque você estará firmando clientes e poderá oferecer o seu produto para diversas pessoas e empresas ao mesmo tempo. Nesse caso, estou falando das encomendas voltadas para empresas que organizam festas, e por isso, dá para você firmar contratos e ter uma maior garantia.
Há ainda a opção de fechar negócio com festas de aniversários (tanto infantis quanto de adultos), casamentos, reuniões e confraternizações. O que não falta são opções de venda nesse mercado. Apenas não se esqueça que oferecer um produto de qualidade e ser reconhecida por isso, é o primeiro passo para conquistar autoridade e obter reconhecimento profissional. Então, mão na massa!