Como abrir uma loja de aluguel de trajes para casamento

Antigamente, as pessoas compravam muito mais roupas novas quando necessitavam ir até um evento. Era de costume, por exemplo, que os pais dessem o vestido da noiva de presente. Porém, estas práticas foram mudando com o passar dos anos e, hoje em dia, a modernização pede uma outra situação: o aluguel de trajes para casamento.

Uma noiva, um noivo, as madrinhas, daminhas e quem mais participar desta cerimônia, dificilmente usará novamente a roupa usada no casamento, principalmente se for aquelas todas cheias de plumas, brilhos e pedras. Por conta disso, alugar uma roupa que seria um gasto desnecessário caso fosse comprada, é a melhor opção de investimento.

Como abrir uma loja de aluguel de trajes para casamento

Além disso, de acordo com os dados de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, empresa responsável por dar apoio às micro e pequenas empresas novas no mercado, afirmou que o setor de eventos movimenta cerca de R$4 bilhões de reais por ano. Diante destes números, fica claro que para quem deseja atuar no negócio de aluguel de trajes para casamento, tem grandes chances de estabelecer-se no mercado e alcançar o sucesso. Veja abaixo dicas de como abrir uma loja de aluguel de trajes para casamento:

Como está o mercado de aluguel de trajes para casamento em 2016/2017?

Não tem jeito. Quando uma mulher quer casar-se, dificilmente ela abrirá mão de uma cerimônia bonita, com as pessoas que ela e o noivo amam e, é claro, com trajes à altura. Embora os casamentos não sigam mais o padrão tradicional, véus e grinaldas na igreja, as roupas diferenciadas continuam sendo presentes nestas ocasiões.

O mercado de aluguel de trajes para casamento é, portanto, muito grande e só tende a crescer ainda mais. Hoje em dia, a busca está maior para o aluguel, diferente da venda de trajes.

Qual o perfil dos clientes de uma loja de aluguel de trajes para casamento?

O perfil dos clientes deste empreendimento é grande. Pessoas de diversas faixas etárias, de diferentes classes sociais, independentes do sexo e etc. Resumindo, os clientes que visitarão uma loja de aluguel de trajes para casamento serão aqueles que se casarão, noivos, e também, as pessoas que estão envolvidas, como daminhas, pajens, madrinhas, padrinhos, pais dos noivos e convidados no geral.

Por isso, ter roupas não só de casamento como também de trajes para festa no seu estabelecimento é essencial, pois os noivos indicarão a sua loja para as outras pessoas envolvidas e até mesmo para os convidados que não queiram comprar uma roupa nova. Portanto, variedade é importante e qualidade é melhor ainda!

Conheça também o Como montar uma  Loja de Roupa, vale a leitura.

Analise a concorrência de lojas de aluguel de trajes para casamento

Uma das maneiras mais fáceis de você se sobressair no mercado de lojas de aluguel de trajes para casamento é fazendo uma profunda análise da sua concorrência. Mas por que? Simples! A sua concorrência, por incrível que pareça, servirá de base para você encontrar os pontos negativos e positivos que ela possui e, a partir daí, traçar um diferencial na sua loja de aluguel de trajes para casamento para se destacar!

No entanto, quem são os concorrentes e como vou encontrá-los? Bom, esta etapa é bastante simples, basta que você selecione os possíveis locais que uma loja de aluguel de trajes para casamento se instalaria, como em centros comerciais, por exemplo. Em vista disso, dê uma boa volta nestes locais, procurando por possíveis empreendimentos deste nicho.

Assim que encontrar, não deixe de conferir como estas lojas trabalham, o que elas vendem, quais os seus determinados públicos-alvo, qual a qualidade das roupas que elas alugam, os preços, avalie o atendimento ao cliente, formas de pagamento, e etc. Outra dica é pesquisar se estas empresas fazem publicidade de suas lojas e, se fazem, através de que meio.

Você deve estar se perguntando: mas por que isto é importante? Como já dissemos, a partir destes dados, você poderá traçar o seu próprio perfil, ou melhor, da sua loja e com isso buscar por diferenciais que atrairão mais clientes para o seu estabelecimento. E nada mais justo, já que este é um mercado extremamente saturado, porém, que possui poucos serviços de qualidade e, os que possuem, são extremamente caros e difíceis de competir.

Qual a melhor localização da minha loja de aluguel de trajes para casamento?

Para fazer da sua loja um sucesso, primeiro é preciso que os seus clientes a encontrem! Portanto, a localização do seu futuro estabelecimento é o ponto mais importante que pode decidir o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Muitas pessoas investem grandes capitais em seus novos empreendimentos, porém, infelizmente, acabam esquecendo-se de um detalhe: sim, a localização! Mas, o que acontece é que uma má localização pode ser o motivo para um negócio fechar as portas, pois se o cliente não encontra o local, ou se ele não é seguro, não possui ruas asfaltadas ou iluminação adequada, quem irá até ele?

Sendo assim, às vezes é melhor investir um pouquinho mais na compra ou aluguel de um ponto comercial mais bem localizado, do que economizar alugando um local pouco movimentado pelo seu público-alvo.

Como deve ser a estrutura de uma loja de aluguel de trajes para casamento?

Uma loja de aluguel de trajes para casamento não precisa ser tão grande, porém, é necessário que ela possua espaço suficiente para acomodar todos os trajes que devem ficar em exposição, tenham um local para estoque, um provador espaçoso principalmente para as noivas e um bom espaço para a circulação dentro da loja.

Em relação aos móveis, serão necessários principalmente:

  • Araras e expositores para joias e tiaras;
  • Estantes e prateleiras;
  • Balcão de atendimento e caixa;
  • Provadores com espelhos grandes;
  • Telefone e fax;
  • Computador e impressora.

Como abrir uma loja de aluguel de trajes para casamento

Como deve ser a publicidade de uma loja de aluguel de trajes para casamento?

Não há nenhum segredo em relação à publicidade de uma loja de aluguel de trajes para casamento. Os empreendedores deste nicho podem encontrar diversas empresas especializadas neste tipo de propaganda, principalmente em revistas e jornais.

Além disso, um investimento na internet também pode ser extremamente recompensador, ainda mais nos dias de hoje que as pessoas estão mais conectadas. Criar um site da sua loja e expor os seus produtos e preços, faz com que os seus possíveis clientes fiquem ainda mais curiosos para visitarem a loja.

As redes sociais, como o Facebook, por exemplo, também são excelentes opções de divulgação. O Facebook para Empresas, por exemplo, dá a oportunidade do empreendedor criar campanhas publicitárias e pagar por cliques. O melhor desta ferramenta é que você poderá setar diretamente o seu anúncio para o seu público-alvo, através da cidade, interesses, sexo e muito mais!

E aí, futuro empreendedor de sucesso, o que achou das nossas dicas de como abrir uma loja de aluguel de trajes para casamento? Caso você possua mais alguma dúvida sobre este empreendimento, deixe o seu comentário logo abaixo. Gostou do nosso post? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades que postamos aqui sobre empreendedorismo!

Leave a Reply