Como abrir um sacolão

O sonho da maioria das pessoas que adoram abastecer as suas geladeiras com frutas, legumes e verduras é, definitivamente, comprar todos estes produtos por um preço baixo e único. Levando essa grande demanda em consideração, investir em um sacolão pode ser uma excelente ideia de negócio lucrativa para quem busca algo para empreender.

Como abrir um sacolão
Se você está aqui, então é porque provavelmente está com dúvidas em como abrir um sacolão. Mas, fique tranquilo (a)! O Gera Negócios reservou este espaço para escrever diversas dicas de como abrir um sacolão de sucesso na sua cidade. Confira mais informações abaixo e saiba de tudo o que você precisará para abrir este negócio!

Por que abrir um sacolão

A ideia principal de um sacolão é fazer com que o cliente pague o mesmo valor ou até mais baixo do que aqueles praticados nos supermercados por tudo o que comprar, neste caso verduras, frutas e legumes, ou seja, tudo o que é vendido em uma feira. Ele, definitivamente, irá encher a sua sacola com estes produtos para levar para casa e é daí que vem o nome: sacolão.

Abrir um sacolão irá valer a pena, desde que o empreendedor invista em produtos de qualidade, de fornecedores confiáveis, frescos e reabastecidos todos os dias, além do preço baixo que valha a ida do cliente até o seu estabelecimento, principalmente pelo fato das formas de pagamento serem apenas à vista, em dinheiro ou cartão de débito.

Outro benefício de abrir um sacolão é que os produtos são sempre mais frescos, por conta da necessidade de reabastecimento todos os dias, o que atrai bastante os clientes. Além disso, quando você presta um atendimento de qualidade, você constrói uma clientela fixa do seu sacolão que, provavelmente, voltará no seu espaço até mais de uma vez na semana.

Mercado de um sacolão

A pesquisa de mercado é um dos pontos principais na hora do planejamento de uma ideia de negócio, portanto, é muito importante que você atente-se a esse detalhe, principalmente ao que se refere à concorrência e os seus clientes potenciais que frequentarão o seu estabelecimento.

Em relação à concorrência, é fundamental que você a analise e faça um levantamento dos pontos fracos e fortes que ela possui. Não só isso, como também é importante que você descubra quais são os preços praticados nela, os produtos oferecidos aos clientes, o atendimento, os horários de funcionamento, se os produtos são de qualidade, etc. Tudo isso te auxiliará a traçar uma própria linha diferenciada, de modo que você consiga destaque em meio aos outros estabelecimentos que podem disputar com você.

Os clientes merecem atenção redobrada durante o planejamento do seu negócio, mesmo que você ainda não tenha nenhum. Descubra quais são eles, quais os hábitos mais comuns, a faixa etária, o sexo, classe social e entre outros. Isto não só é importante para escolher uma localização para o seu sacolão, como também será essencial para investir na divulgação.

Perfil dos clientes de um sacolão

Como abrir um sacolão não é tão difícil assim, basta que você saiba planejar corretamente e entre o planejamento existe um detalhe extremamente essencial: o perfil dos seus futuros clientes.
As pessoas que costumam frequentar um sacolão, geralmente, são as donas de casa (ou empregadas domésticas para a família no qual trabalha), da maior parte das classes sociais, mas que fica mais limitada da classe baixa à classe média.
Em relação à idade e sexo, ela pode variar muito, mas quem costuma ir mais a um saco são, geralmente, as mulheres de 25 a 60 anos de idade.

O restante dos detalhes acerca do perfil dos clientes de um sacolão você conseguirá elaborando uma minuciosa pesquisa de mercado, sendo que a dica é procurar um outro estabelecimento com a mesma proposta que a sua (fora de alcance de concorrência) e pergunte a ela todos estes detalhes.

Leia também: Como Montar Um Negócio de Produtos Orgânicos 

Localização ideal para abrir um sacolão

A localização para abrir o seu sacolão irá variar de acordo com o público que você deseja atingir. Na maioria das vezes, abrir um sacolão em centros comerciais ou em ruas com grande fluxo de pessoas durante o dia todo é uma ótima ideia, porém, você também precisa pensar que pode querer atingir um público de poder aquisitivo maior e, neste caso, é necessário que você abra o seu espaço em bairros de luxo. E não se preocupe se este for o caso, todo mundo gosta de comprar em um sacolão, não só pelos preços mais em conta, como também pela qualidade dos produtos mais frescos.

Se o seu foco for outro, ou seja, atingir um público mais popular, os centros comerciais, ruas movimentadas e bairros de classe média são algumas das opções, como já foi dito anteriormente.
Apenas garanta, principalmente, alugar um local onde as pessoas terão boa visibilidade do seu comércio e também que possua acesso fácil à transportes públicos e estacionamento.

Estrutura de um sacolão

Se você tem dúvidas de como abrir um sacolão, a estrutura também deve fazer parte das suas perguntas. Mas, de um modo geral, não há muito segredo em relação à estrutura deste tipo de comércio, uma vez que ele se assemelha muito à uma barraca de feira livre ou a área de verduras, legumes e frutas de um supermercado.

Você precisará de bastante espaço para acomodar os produtos, podendo ser em balcões livres ou expositores abertos de madeira, como aqueles de supermercados. Além disso, será necessária uma balança de precisão especial para a pesagem de produtos, sem precisar ser aquelas mais avançadas que saem etiquetas, apenas uma simples é de bom tamanho.

Outro detalhe é investir em sacolas grandes de pano para oferecer aos seus clientes (por um preço) e que tenha o nome do seu sacolão, assim, você já estará fazendo um marketing do seu espaço.
Funcionários necessários para funcionar um sacolão

A quantidade de funcionários para funcionar um sacolão irá variar dependendo do porte do seu estabelecimento. Se você tem em mente investir em algo grande, com uma enorme variedade de produtos, então é claro que seu negócio terá ainda mais clientela e, por isso, precisará de mais funcionários.
Mas, de um modo geral, um funcionário para cuidar do caixa e telefone, no caso podendo ser o próprio dono que também cuidará da administração; outro para cuidar da limpeza e mais um para repor os produtos é o suficiente.

Como abrir um sacolão

Divulgação de um sacolão

Um sacolão, assim como qualquer outro tipo de negócio, precisa de investimento em divulgação. Panfletagem, anúncios em rádios, jornal da cidade e até mesmo as redes sociais como o Facebook são excelentes ferramentas de marketing para o seu negócio. Não importa qual meio você vá usar, o importante é não deixar de lado este fator tão importante.

Agora que você já sabe como abrir um sacolão e viu todas as nossas dicas, é hora de botar a mão na massa para dar vida ao seu comércio. Não se esqueça de seguir o Gera Negócios nas redes sociais e deixar o seu comentário abaixo dizendo o que achou da nossa matéria. Bons negócios!

Leave a Reply