COMO ABRIR UM HOTEL FAZENDA

Nada como a vida no campo, fugir da correria da cidade grande, respirar ar puro. O contato direto com o verde e os animais aquele passeio pela mata, o pão caseiro.

COMO ABRIR UM HOTEL FAZENDA
Fazer parte de uma realidade dessas é magnifico, ainda mais ganhando pra estar la e poder dar a outras pessoas este mesmo vislumbre, desde de que seja por um breve final de semana. A rede de hotelaria sempre está em alta, e investir no negócio de um Hotel Fazenda ou uma Pousada na área rural, é um excelente investimento.

Desde que haja um planejamento correto, e um bom investimento afinal, ninguém quer sair de casa para passar por desconforto.

Como o nome já diz, é um empreendimento que se situa fora da zona urbana, o quanto mais longe melhor na verdade. Pois a intenção é ter o máximo de contato com a natureza e usufruir da tranquilidade do campo e ter todo o conforto que o Hotel pode lhe oferecer.

A procura das pessoas para um ambiente como este é mesmo o ar puro, e isso pode incluir animais como cavalos para os adultos, pôneis para as crianças, vacas para ordenha e outros atrativos. Ou seja, é um investimento que precisará de um custo mais elevado. E o que vai atrair seus cliente, são os atrativos do lugar.

Conheça: Criação de Faisão  

A LOCALIZAÇÃO DO HOTEL FAZENDA

Primeiro devemos ter em mente o tipo de clientes que queremos ter, se o local será especifico para momentos mais românticos como lua de mel, ou se será para recepcionar toda a família, e isso pode incluir crianças e animais. É a partir disse que você definirá o tamanho de suas instalações e daí virá a pesquisa sobre o local mais adequado para comportar seu empreendimento.

É claro que sim, a intenção é que mesmo sendo um negócio de pequeno porte, ele esteja distante de todo o tumulto da cidade grande, mas, também deve estar próximo a pontos acessíveis de transporte.
Devem-se pensar também nos funcionários antes de decidir o local do negócio, pois deverá haver o deslocamento dos mesmo todos os dias para que possam exercer suas funções.

ESTRUTURA DE UM HOTEL FAZENDA

Antes até mesmo de passar para o papel, imaginamos um pouco no que queremos. E é aí que entra o primordial, que é o tamanho do negócio desejado pelo empreendedor. Um Hotel, é o mesmo que nossa casa, mas com dimensões um pouco diferentes. Deve-se ter mente que é necessário para a chegada dos clientes uma portaria (recepção) e que na recepção deve haver banheiros, assim como em todos os quartos que virá a ter.

O restaurante pode se encontrar dentro do Hotel ou na área aberta, depende até mesmo das estações do ano para oferecer as refeições dentro ou fora, mas é bom ter as duas.

A área de administração já é um pouco mais restrita, mas é de extrema necessidade, lavanderia e cozinha. E claro, uma área de lazer bem espaçosa.

Quanto aos quartos, podem ser dentro da casa principal, ou as suítes podem ser bangalôs distribuídos por toda a área de lazer, mas sem interferir muito na paisagem do local.

Você pode dividir sua área de lazer em partes, aberta e fechada. Salas de TV, bar, piscina para crianças e adultos, quadra de esporte, salão de jogos e outros. Já na parte externa dá-se para sugar o máximo do que a Natureza tem a nos oferecer com trilhar ecológicas, riachos, lagoas, pescaria, equitação, passeio de charrete e por aí vai.
Sem falar na burocracia para adquirir os animais.

Procure a Prefeitura de sua cidade e se informe do que você pode ter no local, e não esqueça de ter toda a documentação do animal e a licença do Ibama.

SEUS FUNCIONÁRIOS

É bom que se tenha a equipe completa ao abrir o negócio. O pronto crucial é sua recepção, a pessoa que nela se encontrará é a responsável por passar todas as informações do Hotel para o hóspede. O que ele tem direito e não, o que ele vai aproveitar e não e solucionar os possíveis problemas que podem surgir. Não esquecer também, que a quantidade de pessoas para a recepção deve ser de acordo com a demanda do lugar, afinal ele também será responsável por fazer as reservas.

Quanto a gerencia, que é um cargo de extrema importância, uma pessoa com conhecimento suficiente do local e acima de tudo responsável, geralmente são os que cuidando do financeiro. Nos outros ambientes, vai depender da demanda do Hotel.

Para a área de lazer, monitores são essenciais. Eles vão desde a parte de recreação, que seriam as brincadeiras, exercícios, passeios a cavalos até o guia ecológico, com as trilhas na mata e muito mais.

Fora a quantidade imensa de informação que ele vir a passar para os hospedes em relação ao ecossistema, uma aula prazerosa e ao ar livre.

Por ser um local afastado do centro urbano, é bom investir em segurança. Existem empresas especializadas nisso, é bom procura-las para a prestação do serviço ou parar tirar duvidas de como proceder.

COMO ABRIR UM HOTEL FAZENDA

QUANTO DEVO GASTAR E COMO DIVULGAR MEU NEGÓCIO?

Fato que é um investimento de grande porte são funcionários, clientes e animais.
O capital inicial para um projeto desta dimensão gira em torno de R$ 300 mil reais, pois isso envolve toda a parafernália necessária em recepção, quarto e muito mais, e por fora ainda tem a legalização do negócio e dos animais que se deseja ter.

Os itens de necessidade básica se incluem como colchões, toalhas de cama, mesa e banho. Sabonetes, shampoo, prato, talheres, copos e por ai vai.

Para que os clientes venham conhecer e voltem ao Hotel, é necessário oferecer o que lhe foi dito (divulgado). Não mostrando tudo que tem no local, a surpresa é o melhor merchandising. Via redes sociais, que é o método mais usado, e se estiver disposto há desembolsar um pouco mais pode aparecer até em rede de televisão. Mas existem formas mais baratas como entrega de panfletos e flyers.

Não esqueça, oferecer promoções ajudam na chamada dos hospedes, daí então vem somente à diversão e o trabalho. Espero que as dicas tenham ajudado. Boa diversão e boa estadia.

Leave a Reply