5 dicas para deixar o trabalho e iniciar um próprio negócio

O ano de 2016 está recheado de novas oportunidades para quem deseja empreender, porém, muitas pessoas ainda possuem insegurança e medos de pedir demissão em seu emprego atual para dar vida a uma ideia de negócio antiga ou que surgiu a pouco tempo.

Essas hesitações acabam desperdiçando boas ideias que poderiam fazer sucesso no mercado, por mais simples ou mirabolantes que sejam. Abrir uma lanchonete ou uma escola de inglês, não importa o quão básico ou elevado seja a ideia de negócio, o importante é analisar se há mercado para ela e se as suas economias batem com o capital necessário para dar vida à nova empresa.

5 dicas para deixar o trabalho e iniciar um próprio negócio

Abrir um negócio é, basicamente, arriscar. Portanto, não há muito o que você esperar para dar início ao planejamento. É claro que isso não significa pedir demissão no seu atual emprego hoje e amanhã abrir as portas do seu novo comercio. É preciso muita calma, planejamento e, principalmente, é importante que você analise as condições do momento para saber se são favoráveis para a abertura da sua ideia de negócio.

Então, se você está cansado de trabalhar para outras pessoas e tem a ideia perfeita para iniciar um próprio negócio, veja abaixo as 5 dicas para deixar o trabalho e iniciar um próprio negócio que separamos para você. Leve a sério estes sinais, pois mesmo que simples, podem indicar que você está pronto para tornar-se um empreendedor.

  1. Atente-se aos sinais

A melhor maneira de saber se você está pronto para deixar o seu emprego atual para arriscar em um novo negócio é observando os sinais que você mesmo dá no seu dia a dia. Ao acordar, por exemplo, perceba se você pensa nos seus projetos do dia ou se vai mais além, pensando em projetos à longo prazo e seu. Se você perceber que você sempre está pensando nos seus objetivos diários apenas, então este é um sinal que está na hora de você mudar o foco dos seus objetivos e traçar metas maiores para o seu futuro.

Outra dica é perceber se você está tendo satisfação com as suas tarefas diárias. Se a resposta for não, então você está fazendo-as apenas por obrigação e isto não é um bom sinal, ou é caso você tenha o sonho de ter um próprio negócio.

Descubra Como Ser Um Empreendedor de Sucesso 

  1. Acredite na sua ideia de negócio

Antes de sair do seu trabalho é muito importante que você primeiramente acredite fortemente na sua ideia de negócio, afinal, é você quem deve fazê-la ter futuro. Comece definindo um segmento que você gostaria de trabalhar, defina um produto ou serviço e analise as oportunidades no mercado para eles.

  1. Cultive o bom relacionamento

Ninguém abre um negócio sozinho. Você pode até arcar com todas as despesas e não ter sócio nenhum para dividir as decisões, porém, existem pessoas a sua volta que torcem para você e que gostariam de te ajudar a dar vida ao seu projeto. Então, nada melhor do que cultivar o bom relacionamento com essas pessoas que, com certeza, estarão lá para te auxiliar no que for preciso para sua ideia dar certo.

mini_size_810_16_9_thinkstockphotos-523559265_web

  1. Desenvolva um plano de negócios

Antes de deixar o seu trabalho e iniciar um próprio negócio, recomendo que você sente com calma e, primeiramente, desenvolva um minucioso planejamento acerca da sua ideia para ter certeza da viabilidade da mesma. Os planos de negócios são documentos importantíssimos na etapa de abertura de um negócio, então não o deixe de lado. Não sabe como elaborar um? Em um dos posts aqui do blog, ensinamos como fazer um plano de negócios perfeito. Corra dar uma lida, pois ele pode te ajudar muito.

  1. Faça análises de mercado

As pesquisas de mercado são fundamentais para que você possa analisar as oportunidades que o seu negócio terá. Avalie a concorrência, defina o seu público-alvo, encontre a melhor localização para instalar o seu empreendimento, ou seja, não fique parado!

Essas foram as nossas 5 dicas para deixar o trabalho e iniciar um próprio negócio, o que você achou delas? Caso você tenha mais alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro de todas as postagens do blog. Boa sorte e bons negócios!

Leave a Reply